
Open Insurance estará no centro do debate sobre o futuro do setor de seguros durante CQCS Insurtech & Inovação 2025
3 de novembro de 2025O futuro da corretagem de seguros no Brasil começa a ganhar contornos mais definidos com o lançamento do Plano Diretor para o Mercado de Intermediação de Seguros (PDMIS) pela Fenacor. O projeto é uma evolução do Pilar de Distribuição do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS), lançado pela CNseg em 2023, e que estabelece diretrizes práticas para a modernização do setor até 2030.
Com uma proposta de execução estratégica e continuada, o PDMIS tem como pilares a educação e capacitação contínua, autorregulação e ética profissional, inclusão e inovação sustentável, governança colaborativa e transformação digital com base em dados abertos, conceito conhecido como OPEN.
Segundo o 1º vice-presidente da Fenacor, coordenador do Comitê de Open Insurance da camara-e.net e idealizador do GuiaOpen, Manuel Matos, a transformação digital prevista no plano reforça o papel do corretor como protagonista do novo ciclo do seguro. “O PDMIS coloca o corretor no centro da era dos dados abertos. O Open Insurance é mais do que tecnologia, é um convite à transparência, à colaboração e à criação de valor real para o consumidor. Estamos construindo um mercado mais conectado e inclusivo, em que a informação circula com ética e propósito”, afirma.
A iniciativa propõe uma visão de futuro em que o “corretor 2030” será um profissional orientado por inteligência de dados, com mentalidade digital, comunicação multigeracional e visão global, um agente capaz de unir inovação tecnológica à confiança que sempre caracterizou a intermediação de seguros no País.




