Transforme sua corretora de seguros em SPOC, com o OpenCor.

A criação das SPOCs (Sociedades Processadoras de Ordem do Cliente) foi anunciada em outubro de 2022, com o principal objetivo de ampliar o escopo de participantes do Open Insurance, incluindo justamente os corretores de seguros.

Após ação coordenada das entidades de classe, como Fenacor e Sincors de todo o País, a Susep derrubou a SISS (Sociedades Iniciadoras de Serviço de Seguro), que trazia a tecnologia sem qualquer participação do corretor, e criou a SPOC.

A regulamentação da SPOC define que somente corretoras de seguros e instituições iniciadoras de transação de pagamento podem se credenciar. Essa mudança colocou novamente a categoria como principal canal de venda de seguros no Brasil.

O que faz uma SPOC?

As SPOCs são entidades que, uma vez credenciadas pela Susep, podem atuar provendo serviços ao consumidor de agregação de dados, painéis de informação e controle ou, ainda, mediante o consentimento do cliente, representá-lo, prestando serviços relacionados à iniciação de movimentação financeira.

Dessa forma, as SPOCs têm potencial para gerarem expansão e ganho de eficiência do mercado, na medida em que agregam dados que poderão ser usados no desenvolvimento de novos produtos, além de acrescentarem conveniência e valor à experiência do consumidor de seguros.

No panorama do Open Insurance, não basta simplesmente ter acesso às ferramentas, é crucial saber usá-las de forma eficaz. As plataformas SPOCs oferecem aos corretores de seguros a infraestrutura tecnológica essencial para se adaptar, prosperar neste novo ambiente, gerando novos negócios.

É bastante provável que o advento do Open Insurance no Brasil gere uma onda de procura por credenciamentos de novas SPOCs. As autoridades regulatórias e os próprios participantes do mercado precisarão estar preparados para esse aumento na atividade, garantindo que as inovações continuem a beneficiar os consumidores e contribuam para a estabilidade e o crescimento do setor.

Dois caminhos para a empresa corretora de seguros

1. Se tornar uma SPOC

Este é o estágio mais avançado de evolução das corretoras de seguros. Neste caso, a corretora de seguros deve obedecer a todos os requisitos impostos pela Susep para garantir a tecnologia e a gestão dos dados dos clientes. Este modelo é indicado para os grandes grupos de corretores que já existem.

Neste campo, a corretora passa a liderar o processo de integração do mercado de seguros na economia digital e amplia sua capacidade de perpetuar os negócios em um ambiente em constante evolução.

Benefícios em ser

  • Gestão e controle do consentimento do segurado pelo corretor;
  • Acesso e transparência às informações de seguros;
  • Flexibilidade na composição comercial com o cliente;
  • Maior controle sobre apólices, vigências e coberturas;
  • Precificação adequada ao perfil de risco e maior competitividade;
  • Interação direta e atendimento ágil aos segurados;
  • Otimização de processos operacionais.

Assumir o papel de uma SPOC não significa a introdução de um novo ator no ecossistema de seguros. Pelo contrário, representa uma inovação na atuação dos corretores de seguros, que se tornam gestores do consentimento de dados dos clientes digitais.

Ao se credenciarem como SPOC, os corretores são equipados com uma infraestrutura tecnológica avançada, capacitando-os a gerenciar de forma eficaz o consentimento dos clientes para o uso de seus dados. Isso, por sua vez, habilita a execução de transações de seguros em ambientes digitais com eficiência.

2. Aderir a uma SPOC existente

Recentemente, a Susep autorizou a primeira SPOC a atuar e essa atitude deve abrir a porta para a chegada de novas. O corretor interessado em ingressar no Universo Open também possui essa possibilidade, fazendo parcerias estratégias com plataformas já existentes e devidamente regularizadas.

O corretor possui um leque de oportunidades, o que não indicamos é ficar parado, inerte aos movimentos do futuro do mercado de seguros. O corretor precisa estar posicionado já!

A força digital dos corretores de seguros é simplesmente impressionante. No agregado, eles alcançam mais da metade da população digital do País. Essa penetração maciça, que supera muitos gigantes do marketing digital, confere aos corretores um poder de influência e alcance sem precedentes.

A capacidade coletiva dos corretores de seguros em alcançar e influenciar uma grande parcela da população os coloca como verdadeiros pilares de uma infraestrutura brasileira de proteção a riscos. Eles não apenas vendem seguros, como educam, informam e influenciam decisões relacionadas à proteção e garantem a segurança dos dados.