
O dilema das corretoras brasileiras com o Open Insurance
19 de maio de 2025
Estratégias para o fortalecimento no segmento de middle-market na corretagem de seguros
26 de maio de 2025O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (26) que vai ampliar, a partir de 2026, as funcionalidades do Registrato — plataforma que reúne os dados financeiros dos cidadãos. A informação foi divulgada pelo portal Finsiders Brasil. Para ler na íntegra, clique aqui.
Segundo a reportagem, o sistema passará a incluir novos relatórios, como a marcação de chaves Pix com indícios de fraude, a lista de instituições autorizadas a compartilhar dados via Open Finance e informações sobre consórcios contratados.
Além disso, o BC pretende adotar Inteligência Artificial no chatbot DIN a partir de 2025, ampliando o escopo de atendimento ao público. Outra novidade é a previsão de lançamento, até o final de junho deste ano, de uma nova versão do Meu BC, que unificará o acesso aos serviços da autarquia, com autenticação via Gov.br. A plataforma também contará com uma “central de autorizações”, permitindo que o cidadão delegue o acesso a seus relatórios a até cinco pessoas.
De acordo com o Finsiders Brasil, a diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Izabela Moreira Correa, destacou ainda que, em 2024, o Registrato passou a contar com autenticação em duas etapas, reforçando a segurança dos usuários. Desde o seu lançamento, em 2014, mais de 83 milhões de relatórios foram emitidos.