O que é Open Insurance? Saiba tudo sobre o tema. Nós te explicamos desde o início.
A agenda "Open", que propõe o compartilhamento padronizado de dados das pessoas por meio de integração de sistemas, teve o início acelerado em meados de 2018, no Reino Unido. Dois anos depois, em 2020, despontou no Brasil a partir da organização do Banco Central com o Open Finance.
Para manter o compartilhamento de informações organizado, o Open Finance acabou se desdobrando para outros setores: o Open Banking, atuando com o tratamento dos dados bancários, e o Open Insurance, com os dados de seguros - este último, explorado nas páginas deste e-book.
O Open Insurance (OPIN) é um modelo inovador que visa aumentar a transparência, a colaboração e a inovação no setor de seguros por meio do compartilhamento de dados entre seguradoras, corretores de seguros, segurados e terceiros autorizados.
Impactos no mundo dos seguros:
O OPIN representa uma evolução fundamental na interação entre seguradoras, corretores e clientes:
Para seguradoras
Para corretores
Para clientes
Benefícios do OPIN
1. Produtos e serviços personalizados
Com acesso a dados abrangentes, as seguradoras participantes do Open Insurance podem criar soluções sob medida para cada cliente, resultando em coberturas mais adequadas e preços mais justos.
2. Transparência e comparabilidade
A padronização de dados facilita a comparação entre opções de seguros, facilitando o trabalho do corretor e permitindo escolhas mais informadas por parte dos consumidores. Isso incentiva melhores ofertas e coberturas mais adequadas ao perfil de risco do cliente.
3. Eficiência em processos
A automação e agilização de processos, como cotação, contratação, análise de riscos, gestão de sinistros, emissão de endossos e automação de relatórios, reduzem burocracia, custos e tempo de resposta, beneficiando corretores, seguradoras e segurados.
7. Engajamento dos segurados
O compartilhamento de dados ajuda a identificar e prevenir fraudes de forma mais eficaz, protegendo a integridade do ecossistema e evitando prejuízos.
5. Inclusão de novos públicos
O Open Insurance facilita o acesso a seguros para grupos tradicionalmente sub-atendidos, como PMEs e população de baixa renda, por meio de apps de celular, dados alternativos e parcerias operacionais.
6. Inovação e novos serviços
A abertura de dados estimula o desenvolvimento de produtos inovadores, como seguros baseados em uso, sob demanda e integrados a outras áreas, como vida, saúde, previdência e bem-estar.
7. Engajamento dos segurados
O compartilhamento de dados ajuda a identificar e prevenir fraudes de forma mais eficaz, protegendo a integridade do ecossistema e evitando prejuízos.