
Brasil ganha destaque internacional com avanços do Open Insurance
8 de dezembro de 2025
Open Insurance se consolida como novo ecossistema para a transformação digital do mercado de seguros
15 de dezembro de 2025O Open Insurance volta ao centro do debate estratégico do mercado de seguros com a disponibilização, na íntegra, da quarta edição do estudo Análise de Mercado do Open Insurance, desenvolvido pela Capgemini em parceria com a Adyen e a FICO®. O material traz um olhar aprofundado sobre o momento atual do OPIN no Brasil e indica caminhos concretos para gerar valor a partir dos investimentos já realizados, mesmo após a perda de espaço do tema na agenda de parte das organizações ao longo de 2025.
A publicação destaca que a experiência acumulada pelo Open Finance oferece aprendizados relevantes para acelerar o avanço do Open Insurance. Segundo a head de Serviços Financeiros da Capgemini, Jamile Leão, o setor de seguros tem diante de si uma oportunidade clara de evolução. “No estudo, compartilhei uma perspectiva que tem ganhado força no setor: os avanços do Open Finance oferecem aprendizados valiosos para destravarmos o OPIN no Brasil”, afirmou a executiva em publicação no LinkedIn.
O levantamento reforça que, embora o ritmo do Open Insurance tenha desacelerado, existem caminhos já testados e validados no ecossistema financeiro que podem ser aplicados com sucesso aos seguros. Entre eles estão o desenho de jornadas simples e sem atrito, capazes de elevar engajamento e adesão; a oferta de benefícios tangíveis ao cliente, que estimulem o consentimento para o compartilhamento de dados; o uso inteligente das informações para viabilizar novos serviços e receitas; além dos ganhos de eficiência operacional, com redução de fraudes e melhorias nos modelos de precificação.
Com a expectativa de retomada regulatória a partir de 2026, o estudo aponta que o momento é especialmente oportuno para o setor incorporar essas lições e preparar o terreno para uma nova fase do Open Insurance no país. “Há um caminho claro para transformar dados em valor real, tanto para as empresas quanto para os consumidores”, reforça o material.
A quarta edição da Análise de Mercado do Open Insurance reúne um panorama estratégico e aplicado sobre como o compartilhamento de dados pode acelerar a inovação no setor segurador. O conteúdo inclui um resumo das principais conclusões dos três estudos anteriores, iniciados em 2022, uma avaliação do estágio atual do OPIN no Brasil, com extensão da análise para o Open Finance nacional e internacional, além de uma pesquisa quantitativa com 147 profissionais do mercado de seguros.
O estudo também consolida contribuições de 20 executivos-chave do mercado brasileiro, refletindo diferentes expectativas dos agentes econômicos envolvidos, e apresenta propostas práticas para destravar o Open Insurance e gerar valor a partir dos investimentos já feitos. O material é assinado pelo líder do estudo de Open Insurance e diretor de Seguros na Capgemini, Gustavo Leança, pela vice-presidente de Seguros na Capgemini, Renata Ramos, e pelo consultor e analista de mercado Francisco Galiza.




