
Susep cria Grupo de Trabalho para revisar normas do Open Insurance
20 de outubro de 2025
Inteligência Artificial Generativa e novo SRO impulsionam próxima fase do Open Insurance no Brasil
27 de outubro de 2025O avanço do Open Finance brasileiro tem chamado a atenção do mundo. Em meio às discussões sobre o futuro das finanças abertas, o modelo do Brasil foi apontado como referência internacional em inclusão, inovação, eficiência e governança. A avaliação foi feita pela CEO do Open Finance Brasil, Ana Carla Abrão Costa, em seu perfil no LinkedIn, após uma semana de imersão no ecossistema europeu e britânico de Open Banking.
Durante o evento Open Banking Expo, realizado no Reino Unido, berço da iniciativa global, Ana Carla destacou que o Brasil não apenas acompanha o ritmo das principais economias, mas lidera em diversos indicadores. “Estamos à frente quando o tema é Open Finance”, afirmou, mencionando métricas como o escopo de dados financeiros, adesão de consumidores, número de participantes e casos de uso.
Segundo ela, dois fatores sustentam essa posição de destaque. O primeiro é a integração entre o Open Finance e o Pix, que amplia o potencial de inovação, eficiência e inclusão financeira. O segundo é o modelo de governança brasileiro, que combina representatividade do mercado, co-criação e supervisão do Banco Central. “Essa estrutura colaborativa permitiu um ritmo de implementação único no mundo”, avaliou.
Outro diferencial, segundo Ana Carla, é a existência de uma entidade definitiva, privada e sem fins lucrativos, responsável por coordenar o sistema e garantir celeridade na execução das prioridades regulatórias. “Trata-se de um modelo de gestão que entrega valor público com eficiência e transparência”, destacou.
Ao comentar o panorama global, a executiva observou que o Reino Unido busca manter sua liderança sob a supervisão do Financial Conduct Authority (FCA), enquanto a Europa tenta acelerar sua implementação por meio da revisão da diretiva PSD3. Já países da América Latina, como Colômbia e Peru, estão absorvendo aprendizados do Brasil, e os Emirados Árabes Unidos se movimentam para ganhar protagonismo no tema. “Esse é o resumo do futuro financeiro que já começou a acontecer e do qual o Open Finance Brasil se orgulha de ser a principal referência”, concluiu a CEO.
Foto: arquivo pessoal de Ana Carla Abrão Costa




