
EY destaca papel no Open Finance e participação decisiva na criação do Open Insurance
25 de agosto de 2025
Painel do Conec 2025 vai abordar Open Insurance
25 de agosto de 2025Em entrevista exclusiva, publicada no portal Finsiders Brasil, no dia 18 de agosto, a diretora-presidente da Associação Open Finance, Ana Carla Abrão, compartilhou com o jornalista Danylo Martin sua visão sobre o futuro do sistema financeiro aberto no País. Durante a conversa, a especialista mencionou a expectativa com a integração ao Open Insurance. Para ler na íntegra, clique aqui.
Com menos de cinco anos de existência, o Open Finance já contabiliza números expressivos: 100 milhões de consentimentos ativos, 65 milhões de usuários únicos e mais de 4 bilhões de chamadas de APIs por semana. Além disso, a iniciação de pagamentos movimenta mais de R$ 1 bilhão por mês. Para Ana Carla, os brasileiros já adotaram o sistema, mesmo sem uma comunicação estruturada.
“A portabilidade de crédito deve acelerar ainda mais a adesão. Mas o potencial está longe de se esgotar, o céu é o limite”, afirmou a executiva. Entre os próximos passos, ela destaca a importância de melhorar a qualidade dos dados que circulam no ecossistema e ampliar a participação das empresas, que hoje representam pouco mais de 700 mil consentimentos, cerca de 1% do total.
Ao falar sobre o futuro, Ana Carla ressaltou que a nova estrutura de governança criada pelo Banco Central dá ao Open Finance mais autonomia operacional. No entanto, a ambição vai além. “Precisamos discutir se vamos conversar com o Open Insurance, se vamos trazer o Open Health, o Open Capital Markets”. A fala evidencia a disposição da Associação Open Finance em estreitar laços com o Open Insurance, movimento que também vem sendo estruturado no mercado de seguros.