
Open Insurance, Embedded Insurance e o corretor invisível: o que você não vê… pode te custar a carteira
4 de agosto de 2025
Relevância não se aposenta: o reposicionamento como escolha consciente
11 de agosto de 2025O progresso do Open Insurance no Brasil foi recentemente reconhecido por uma importante especialista internacional no campo da inovação financeira e de seguros.
A britânica Marie Walker, pesquisadora renomada em dados compartilhados com consentimento e infraestrutura pública digital, destacou o nome de Manuel Matos, vice-presidente da Fenacor e coordenador do Comitê de Open Insurance da camara-e.net, em uma publicação no LinkedIn.
Marie Walker, que acompanha de perto os desenvolvimentos em Open Finance e Open Insurance, compartilhou em sua postagem uma lista dos profissionais e instituições que mais se destacaram em sua curadoria diária de conteúdos. Entre os nomes mencionados, figura Manuel Matos, o que reforça a crescente relevância do Brasil nesse cenário global.
“Resumo rápido de hoje sobre o universo open… Chamaram (e mantiveram) minha atenção hoje: Ecommpay, ekko, Flend, Qwist, Luciano Coelho e Ricardo Felipe Custódio da Universidade Federal de Santa Catarina, e Manuel Matos”, escreveu Marie.
Para Matos, esse reconhecimento vem no momento em que o Brasil avança no desenvolvimento de um modelo de Open Insurance que prioriza confiança, transparência e o protagonismo dos corretores de seguros. “O Brasil finalmente está assumindo um papel crescente como referência na implementação de práticas inovadoras no setor de seguros, na vanguarda dessa transformação global.”
Fundadora e editora da plataforma open-conversations.org, Marie Walker realiza curadoria das principais notícias e estudos sobre inovação nos setores financeiro e de seguros.