
Open Insurance avança no Brasil: corretora de seguros destaca papel do BC na transformação do setor
2 de junho de 2025
Plataforma da CNseg reforça protagonismo do Open Insurance no mercado
2 de junho de 2025Por Evanilson Rodrigues*
Com a chegada do Open Insurance, o mercado de seguros entra em uma nova era de transparência, interoperabilidade e inovação. Nesse novo ecossistema, a Inteligência Artificial (IA) será protagonista ao transformar a maneira como SPOCs (Sociedades Processadoras de Ordem do Cliente) e corretores de seguros lidam com dados e tomam decisões.
Gestão ágil e inteligente de dados
Com o consentimento do cliente, o Open Insurance abre acesso a uma grande quantidade de dados distribuídos entre seguradoras. A IA será essencial para: automatizar o tratamento e cruzamento desses dados; corrigir inconsistências e sugerir ações estratégicas; eliminar retrabalho manual e melhorar a produtividade. Corretores passam a ter uma visão 360° do cliente, com sugestões automáticas de coberturas e produtos mais aderentes ao seu perfil.
Suporte estratégico para corretores e SPOCs
A SPOC vai muito além de uma simples ponte entre corretores e seguradoras. Ela se posiciona como um hub de serviços e inteligência, provendo a base da inteligência de negócio e a estrutura para a distribuição inteligente de seguros; um papel central como plataforma de distribuição digital, integrando dados, produtos e canais.
Além disso, será capaz de oferecer dashboards inteligentes com indicadores por corretor, região e produto; análise de tendências com base em dados agregados do mercado; e recomendações estratégicas, como treinamentos ou reposicionamento de ofertas.
Evolução da experiência do cliente
A IA, aliada aos canais digitais, marca a transição definitiva da era analógica para uma experiência 100% digital e inteligente na contratação de seguros.
Contratações mais rápidas e simples, atendimento assistido por Inteligência Artificial, e produtos personalizados, com base em perfil, contexto e comportamento. O cliente moderno exige agilidade, transparência e praticidade — e a tecnologia finalmente torna isso possível.
Ofertas relevantes e gestão proativa
A IA permite também recomendações personalizadas de produtos com base no histórico e nas necessidades reais dos clientes; alertas inteligentes para renovações, novos riscos ou oportunidades de upgrade; e gestão automatizada de carteira, liberando tempo para o corretor focar no relacionamento.
Um ambiente exponencial de crescimento
A combinação entre IA e Open Insurance cria um ecossistema em que o corretor se torna um consultor estratégico, com maior valor agregado. A SPOC se consolida como uma central de distribuição e provedora de inteligência do negócio e os clientes vivenciam uma jornada digital, fluida e personalizada. A IA deixa de ser um diferencial e passa a ser a base estratégica para quem quer crescer e liderar nessa nova era.
* Evanilson Rodrigues é CEO da In7 Tecnologia