
Da caixinha estatística à personalização total: o impacto do Open Insurance no Brasil
15 de setembro de 2025
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15 de setembro de 2025A Capgemini abriu a fase de participação da 4ª edição da Análise de Mercado do Open Insurance no Brasil, estudo pioneiro que desde 2022 acompanha a evolução do tema no País. O prazo para que profissionais do setor contribuam com suas respostas encerra em 30 de setembro, e o levantamento servirá como base para mapear os próximos passos desse ecossistema. O projeto conta com apoio das empresas de tecnologia Adyen e FICO, que se somam à Capgemini para viabilizar a iniciativa.
Neste ano, a pesquisa busca responder a uma questão central: como transformar os investimentos já realizados no Open Insurance em valor concreto para empresas e consumidores? “A ideia desde o início foi mapear expectativas e a maturidade do assunto no Brasil. Este ano, o foco será entender como gerar valor real depois de tantos investimentos feitos no Open Insurance”, afirma o coordenador do estudo, Gustavo Leança.
O consultor econômico Francisco Galiza, que integra o projeto, reforça a importância da contribuição dos profissionais do mercado. “Um dos pontos principais do estudo é ouvir quem atua diretamente com seguros no Brasil. É essa escuta que permite construir uma visão realista do ecossistema.”
A nova edição, prevista para ser divulgada ainda em 2025, trará três grandes frentes: atualização do cenário nacional e internacional, resultados quantitativos e qualitativos da pesquisa e insights práticos para monetizar o Open Insurance. “Nosso objetivo é entregar uma ferramenta estratégica para executivos do mercado de seguros em geral — incluindo corretores, assessorias e seguradoras de qualquer porte”, conclui Leança.