
Profissionais do setor de seguros têm até 30 de setembro para participar da pesquisa sobre Open Insurance
15 de setembro de 2025
Reportagem da Agência Brasil diz que desafio do Open Finance é maior adesão de empresas
22 de setembro de 2025A publicação do Decreto nº 12.616/2025, no dia 9 de setembro, oficializou a transferência da sede da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para Brasília, em consonância com a previsão já estabelecida pelo Decreto-Lei nº 73/1966.
A medida reforça a estratégia de aproximar a autarquia dos principais órgãos da administração pública federal, ampliando sua capacidade de articulação junto ao Executivo e ao Legislativo. O objetivo é acelerar a implementação de políticas públicas, garantir maior eficácia na regulação e apoiar projetos considerados estratégicos para o setor de seguros.
Entre esses projetos, ganha destaque o Open Insurance, iniciativa que integra o movimento global de abertura de dados e serviços no mercado financeiro. A proposta prevê mais transparência, competitividade e inovação, ao permitir que consumidores possam acessar e compartilhar informações de seguros de forma segura e padronizada. A mudança da sede também favorece iniciativas relacionadas ao uso de tecnologia, big data e integração interinstitucional, como o Sistema de Registro de Operações (SRO).
Além disso, o decreto se soma a outras ações recentes que fortalecem a estrutura institucional da Susep, incluindo a aprovação de leis específicas para o setor e a autorização de contratação de 75 novos servidores ainda em 2025.
Para a CEO da SPOC Open Power, Priscila Figueiredo, a medida é um marco para o avanço regulatório do mercado de seguros. “Estamos diante de uma atualização relevante para o setor, que não apenas consolida a presença da Susep em Brasília, mas também reforça a agenda de modernização com destaque para o Open Insurance. Essa mudança traz mais integração, agilidade e apoio à construção de um ecossistema digital sólido, que vai beneficiar empresas, corretores e consumidores.”




