
Open Insurance: evolução depende de valor percebido pelo consumidor, avalia executivo da Sensedia
8 de setembro de 2025
O que quatro movimentos em silêncio dizem sobre o futuro das corretoras de seguros no Brasil?
8 de setembro de 2025O Open Insurance está em um momento decisivo no Brasil. A Capgemini, consultoria global de tecnologia e serviços, anunciou que está desenvolvendo a 4ª edição da Análise de Mercado do Open Insurance (OPIN), estudo pioneiro que, desde 2022, acompanha a evolução do ecossistema no País.
A nova edição terá como foco central a monetização dos investimentos feitos até aqui, trazendo reflexões sobre como transformar consentimento em valor concreto para consumidores e empresas. “O caminho está aberto para o Open Insurance no Brasil. Agora é hora de entender o que falta para esse potencial virar valor real”, afirma o diretor de Seguros da Capgemini, Gustavo Leança.
O levantamento tem acompanhado de perto cada etapa da implementação do OPIN:
2022 – 1ª edição: os primeiros passos de uma regulação inovadora;
2023 – 2ª edição: os avanços regulatórios e a aproximação com o Open Finance;
2024 – 3ª edição: a estabilização regulatória e as expectativas do mercado;
2025 – 4ª edição: foco em monetização e entrega de valor para o cliente.
Segundo Leança, a pesquisa também busca ouvir a percepção de diferentes agentes do setor. “Desde 2022, a Capgemini busca entender os caminhos e expectativas do mercado sobre o Open Insurance, uma regulação importante, que consumiu muito investimento das seguradoras e que sempre gerou expectativas diversas. Agora, vemos muitas seguradoras se perguntando: ‘e aí, como gero resultados? Como monetizo?’. Ouvimos também corretoras: ‘como entro nesse jogo?’”.
Ele completa: “É buscando responder a essas e outras perguntas que, pelo 4º ano consecutivo, vamos debater o futuro do OPIN por meio de nosso estudo”. Em breve, consumidores e profissionais do setor serão convidados a participar de uma pesquisa quantitativa, com tempo estimado de 15 minutos. O objetivo é reunir uma visão ampla que ajude a mapear os próximos passos do Open Insurance no Brasil.