
Avanços do Open Insurance é abordado em evento comemorativo aos cinco anos do Open Finance
2 de setembro de 2025O Ciclo de Palestras, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), chegou a São José do Rio Preto, no dia 26 de agosto, com foco nos impactos da Lei Complementar 213/2025 para a corretagem de seguros. O encontro discutiu como o novo marco regulatório vem exigindo ajustes de processos e estratégias, ao mesmo tempo em que abre espaço para oportunidades inéditas no mercado.
Um dos destaques do evento foi a palestra da CEO da SPOC Open Power, Priscila Figueiredo. Em sua apresentação, além da abordagem geral do tema, ela explicou como a legislação menciona a atuação das Sociedades Processadoras de Ordem do Cliente (SPOCs) no ambiente do Open Insurance.
“A menção às SPOCs na legislação é um marco regulatório que reforça a importância da intermediação para dar fluidez às transações e assegurar maior transparência nas relações entre consumidores e empresas do setor”, afirmou Priscila.
Para a especialista, com a evolução do Open Insurance, a figura da SPOC ganha protagonismo ao viabilizar a interoperabilidade entre diferentes agentes. “Estamos diante de um novo cenário em que a SPOC não é apenas uma facilitadora tecnológica, mas também uma guardiã da conformidade regulatória e da segurança jurídica”, acrescentou.
O Ciclo de Palestras da ENS foi idealizado para promover atualização profissional, networking e aproximação com corretores de seguros. O projeto é coordenado pelo superintendente regional São Paulo da ENS, Rodrigo Matos, com apoio do Sincor-SP. “Nosso objetivo é fortalecer a categoria dos corretores e destacar, cada vez mais, o papel da ENS como instituição de referência nacional em ensino e capacitação para o setor”, destacou Matos.