
Open Insurance é apontado como nova fronteira de inovação no mercado de seguros
18 de agosto de 2025
Manuel Matos destaca a chegada das SPOCs com o Novo Marco Legal dos Seguros, em evento da ABGR
18 de agosto de 2025“O corretor de seguros não é mero intermediário. Ele é o orientador que educa a população sobre proteção financeira, o educador que constrói resiliência social e o conscientizador que promove sustentabilidade econômica.” A afirmação foi feita pelo 1º vice-presidente da Fenacor, coordenador do Comitê de Open Insurance da camara-e.net e idealizador do GuiaOpen, Manuel Matos, durante a abertura da primeira edição do “Corretor na Real”, evento promovido pelo Sincor-MG, entre os dias 6 e 8 de agosto, em Diamantina (MG).
Segundo Matos, em um cenário marcado por riscos climáticos, instabilidades econômicas e incertezas cotidianas, o seguro deixou de ser um luxo. “Ele é necessidade factual para a estabilidade individual e coletiva”, reforçou, destacando a importância do corretor como agente de transformação social.
O encontro reuniu cerca de 1 mil participantes, representando mais de 200 municípios, com o apoio de 30 empresas patrocinadoras. A programação contou com 110 atividades, entre palestras, workshops, oficinas práticas e ativações em pontos históricos da cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade. O formato inovador, imersivo e cultural buscou aproximar os profissionais das demandas reais da população, especialmente nas áreas de proteção patrimonial, riscos climáticos, saúde e previdência.
O presidente do Sincor-MG, Gustavo Bentes, ressaltou que o objetivo do projeto é conectar o corretor à vida real das cidades. Um dos resultados mais emblemáticos em Diamantina foi a inclusão de patrimônios históricos no mercado de seguros: sete igrejas que nunca tiveram cobertura passaram a contar com seguros, após articulação da entidade. “O Corretor na Real não falou apenas de seguro, mas do propósito social que ele carrega. Mais do que um evento, foi um legado, e seguiremos levando conhecimento, conexão e proteção a outras cidades”, afirmou Bentes.
A solenidade contou com a participação de lideranças do setor e autoridades, entre elas o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (em transmissão ao vivo), o arcebispo de Diamantina, Dom Darci José Nicioli, além de representantes de prefeituras, câmaras municipais e entidades do mercado de seguros, como a CNSeg e a Escola de Negócios e Seguros (ENS).