Quem é você?
23 de dezembro de 2024A Portaria Susep Nº 8.337 ampliou o prazo de implementação do Open Insurance para 31 de dezembro de 2025. O mercado de seguros terá um ano para buscar entendimento e se preparar tecnologicamente para este novo momento de inovação.
De acordo com o idealizador do GuiaOpen e um dos maiores especialistas no tema, Manuel Matos, o medo natural do novo deverá ser superado pelo espírito de servir dos corretores de seguros, profissionais que são essenciais nesta transformação. “A confiança nos novos membros da Estrutura de Governança do Open Insurance é alta, pois sua liderança será fundamental para impulsionar a inovação, reforçando o papel dos corretores como elo estratégico entre o mercado e o cliente. O futuro é promissor e sem volta”, declara.
A opinião do especialista é compartilhada pelo corretor de seguros e presidente do Sincor-CE, Fernando Dantas. “Compartilho dessa posição firme em apoio ao Open Insurance, confirmando sua importância para a evolução do mercado de seguros”, declara.
O presidente do Sincor-CE destaca que já é possível observar uma transformação significativa no acesso a informações de mercado e de clientes. “Hoje, mesmo sem o Open Insurance, temos acesso a dados que antes eram restritos, permitindo uma atuação mais informada e eficiente”, comenta.
Ele deu como exemplo as instituições financeiras, como bancos, que possuem seguradoras em seus grupos. Fernando Dantas analisa o acesso aos dados entre essas empresas, que permitem uma abordagem de venda muito mais agressiva e sem a necessidade de intervenção do corretor da apólice vigente. “Isso tem gerado um cenário onde o papel do corretor e a transparência nas relações comerciais ficam comprometidos”, pondera.
Os especialistas defendem que o Open Insurance promove maior transparência e controle de dados para todos, além de representar uma evolução natural do mercado de seguros, alinhando-se às tendências globais de transparência, segurança e personalização.