A superioridade legal e técnica do certificado digital ICP-Brasil na era da cidadania digital
18 de setembro de 2024Proteção a riscos cibernéticos vem evoluindo
1 de outubro de 2024O portal GuiaOpen publica nova edição do e-book “Missão OpenCor”, agora trazendo um novo capítulo sobre o funcionamento das Sociedades Processadoras de Ordem do Cliente (SPOCs) e as oportunidades que surgem com o credenciamento da OpenPower Corretora de Seguros. Para baixar gratuitamente, faça seu cadastro aqui.
O e-book explica que a criação da licença para operar como SPOC foi anunciada em outubro de 2022, com o principal objetivo de ampliar o escopo de participantes do Open Insurance, incluindo os corretores de seguros. “As normas que regulam a licença para operar como SPOC definem que corretoras de seguros que atenderem determinados requisitos regulatórios podem se credenciar. Essa evolução normativa colocou a categoria como principal canal de distribuição de distribuição digital de seguros no Brasil”, aponta o especialista e autor do e-book, Manuel Matos.
A SPOC é uma licença dada pela Susep para corretoras de seguros atuarem no Open Insurance e, assim, prover serviços ao consumidor de agregação de dados, painéis de informação e controle ou, ainda, mediante o consentimento do cliente, representá-lo, prestando serviços relacionados à iniciação de qualquer movimentação durante o ciclo de vida de uma apólice.
Atualmente, mais de 50 empresas de seguro, previdência complementar e capitalização já são participantes do OPIN e as primeiras corretoras que atuarão como SPOC já estão credenciadas, abrindo as portas da inovação na corretagem de seguros.
A mais recente SPOC do mercado é a OpenPower Corretora de Seguros, idealizada pela Via Internet Insurance Consulting, com o objetivo de servir como laboratório prático das hipóteses regulatórias e jornadas de experiência do cliente, abrindo caminhos e servindo como referência para corretoras de seguros, de qualquer porte, que queriam se aprofundar no conhecimento do Open Insurance.
O e-book ainda mostra oportunidades de parceria entre a OpenPower e as corretoras de seguros, além de serviços de consultoria disponíveis para quem deseja desbravar este novo universo de inovação. “O futuro da corretagem de seguros é brilhante para aqueles que entendem a tec-nologia como uma aliada poderosa e estão dispostos a se adaptar e evoluir”, conclui Matos.