Bancassurance: o desafio aos corretores de seguros e a esperança no Open Insurance
5 de agosto de 2024Autenticação de Múltiplos Fatores (MFA) no contexto do Open Insurance: relevância e benefícios
7 de agosto de 2024“Se o mercado de seguros não se posicionar, o Open Finance vai acabar comercializando os produtos de seguros”, com esta frase, a integrante do Comitê de Open Insurance da camara-e.net e uma das responsáveis do programa OpenCor da Via Internet Insurance Consulting, Priscila Figueiredo, alertou os corretores de seguros sobre a necessidade da categoria se posicionar neste novo ambiente que surge no setor.
Priscila ministrou a palestra “Open Insurance e o papel das SPOCs” durante o “Diálogo Seguro – I Encontro de Seguros: Transformação e Diálogo no Ceará”, promovido pelo Sincor-CE, a ENS e a Fenacor, no dia 2 de agosto. O evento recebeu cerca de 300 participantes.
A especialista conta que buscou desmistificar o conceito da categoria em relação à Sociedade Processadora de Ordem do Cliente (SPOC). “Temos sempre reforçado que a SPOC é apenas uma licença para as corretoras de seguros atuarem no Open Insurance. Não é um ente apartado, pelo contrário, é uma ferramenta poderosa em benefício do cliente através do compartilhamento dos dados consentidos. Não é um ‘bicho de sete cabeças'”, disse Priscila.
Durante a palestra, os corretores tiveram uma aula sobre o ecossistema do Open e suas fases. “Já passamos pela fase 1, do Open Data, quando dados públicos foram disponibilizados, permitindo maior transparência e acesso à informação no setor de seguros. Na fase dois, foi trabalhado o compartilhamento de dados a partir do consentimento explícito dos clientes. Atualmente, estamos na fase 3, que perdurará até 29 de novembro deste ano, com foco nos serviços executados pelas SPOCs, ou seja, pelos corretores de seguros”, explicou Priscila.
Sobre as SPOCs, ela mostrou os serviços prestados como meio de transmissão de ordem dos clientes sobre produtos de seguros, previdência complementar e capitalização, e a possibilidade de oferecer serviços personalizados aos clientes. “É possível participar de duas formas desse movimento: fazendo o credenciamento da corretora como SPOC ou aderindo a uma existente através de parceria, e as oportunidades são enormes”, concluiu.