
Painel do Conec 2025 vai abordar Open Insurance
25 de agosto de 2025
Avanços do Open Insurance é abordado em evento comemorativo aos cinco anos do Open Finance
2 de setembro de 2025A Icatu Seguros conquistou o primeiro lugar na categoria Capitalização e Seguros da 2ª edição do Prêmio GT de Disrupção em Inovação, que reconhece iniciativas transformadoras do ecossistema de inovação no Brasil. O destaque da premiação foi o projeto de adequação da companhia ao modelo regulatório do Open Insurance, iniciativa que promete redesenhar a forma como dados circulam no setor de seguros, garantindo mais segurança, padronização e transparência.
A seguradora obteve a maior pontuação no Score de Disrupção em Inovação (SDI), índice que avalia critérios como engajamento, riscos e barreiras de desenvolvimento, além do grau de inovação. Para a empresa, o reconhecimento reforça sua trajetória de pioneirismo.
“Temos investido em tecnologia, dados e analytics com uma base robusta que consideramos essencial para acompanhar e responder os avanços do mercado. Esse projeto vai além do cumprimento de uma exigência regulatória ao promover maior transparência, autonomia e competitividade no setor, colocando o cliente no centro da experiência”, afirmou a diretora de Controles Internos e Dados do Grupo Icatu e presidente da Comissão de Open Insurance da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Rachel Bonel.
A Icatu tem ampliado o uso de inteligência artificial em soluções voltadas para corretores e clientes. Entre os projetos já em operação estão a Assistente Virtual Icatu (A.V.I.), que reduz em até 85% o tempo de cotação de seguros de vida; o Speech Analytics, que analisa interações de voz no pós-venda; e o Score de Vida, que acelera a aceitação de risco com apoio de machine learning. A companhia também testa o uso de IA generativa em parceria com a Microsoft para ganhos adicionais de produtividade.