
BC prevê melhorias no Open Finance para facilitar concessão de crédito
16 de abril de 2025
O Open e a Lei Complementar 213/2025
16 de abril de 2025O sócio fundador do Dhomo Instituto e especialista em Open Insurance, Genival Silva, participou do podcast SinPodOuvir, produzido pelo Sincor-SP, para falar sobre “Visões, ameaças e oportunidades no futuro”. Na conversa com o apresentador e corretor de seguros, Thiago Fecher, ele desmistificou o Open Insurance.
Segundo Genival Silva, “o Open não é o dilúvio, ele é a arca. O Open é o caminho feito para proteger os corretores de seguros no ambiente digital. Me preocupa demais quando o corretor olha para o Open e não entende que essa estrutura é necessária para que ele continue atendendo o cliente no futuro.”
O especialista alertou sobre a facilidade que o cliente terá para exibir seus dados e conseguir melhores oportunidades comerciais. Por isso, o corretor precisa estar lá para mostrar ao segurado para quem ele deve exibir seus dados e quais os melhores caminhos. “O corretor continuará sendo o principal elemento para expandir o mercado de seguros”, opinou.
Genival Silva contou sobre sua jornada no conhecimento do Open, com as vertentes Finance, Banking, Investimentos, entre outras. “Tenho estudado bastante sobre o assunto com pessoas favoráveis, como Manuel Matos, além de dialogar com outros pontos de vista para formar minha visão”, disse.
A “confusão”, segundo ele, começou quando lançaram o Open sem a figura do corretor de seguros. Mas o processo foi corrigido com a inclusão da Sociedade Processadora de Ordem do Cliente (SPOC). “Lógico, vão existir adequações, mas ficou garantida a presença da distribuição no processo.”
Nesse ponto, o especialista alerta sobre dois posicionamentos problemáticos em qualquer assunto que é novo: superestimar o impacto ou subestimar a mudança. Para ele, o Open é o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “A troca de dados precisa existir entre as empresas, mas a propriedade da informação é do cliente. Então, o Open nada mais é do que o ambiente adequado que as estruturas de dados necessitam para se comunicar de maneira altamente segura, protegendo o interesse do cliente”, conclui.